Por Estevão Chavisso ( Texto ) , Charles Joseph (Fotos) e Ezra Milise ( vídeo )
Nhamatanda, 03 de Setembro de 2025 – O Presidente da Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique, Dino Foi, declarou hoje que a entrega às comunidades de escolas e casas construídas pela fundação para as populações afectadas pelo ciclone Idai no centro do país simboliza, acima de tudo, o amor dos mais de 10 milhões de voluntários da Tzu Chi espalhados pelo mundo.
“O que entregamos ao povo moçambicano é, acima de tudo, amor. Amor que se traduz em paredes, em escolas, em refeições e em esperança para milhares de crianças e famílias”, declarou Dino Foi, falando durante a entrega oficial de 10 escolas construídas pela Tzu Chi em apoio as comunidades afectadas pelo Idai em Sofala, um evento dirigido pelo chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo.
Além das 10 escolas hoje oficialmente inauguradas, há mais três instituições que estarão disponíveis até dezembro, totalizando 13 estabelecimentos de ensino erguidas pela Tzu Chi e entregues ao Governo neste ano, infraestruturas orçadas em 28 milhões de dólares.
Entre estes estabelecimentos de ensino destaca-se a Escola Básica de Esturro, uma infraestrutura orçada em 3,9 milhões de dólares localizada na cidade da Beira e que vai ser a maior escola primária do país.
A obras de construção das 13 escolas, entre primárias e secundárias, começaram em junho de 2024 e se enquadram nos projectos que a Tzu Chi tem desenvolvido no apoio às comunidades que sofreram com impacto do Idai, um ciclone de categoria 3 que devastou o centro de Moçambique, com vento de cerca de 205 quilómetros por hora, em março 2019.
“Na área da educação, para além das escolas já inauguradas, (…) distribuímos já mais de 23 mil uniformes e pares de calçado escolar, porque acreditamos que cada criança merece aprender em condições de dignidade. E porque muitas abandonavam as aulas por causa da fome, garantimos uma refeição quente diária em cinco escolas, um programa que pretendemos duplicar no próximo ano”, acrescentou Dino Foi.
O Presidente moçambicano, por seu turno, lembrou o papel do apoio imediato que a Tzu Chi prestou a Moçambique após o ciclone Idai, destacando-a como um “importante parceiro” nos esforços para o desenvolvimento.
“Em nome da população beneficiária, reiteramos os nossos sinceros agradecimentos à Fundação de Caridade Tzu Chi. Expressamos nosso maior apreço à fundação pelo forte compromisso e empenho demostrados na execução dos projectos, o que faz destes projectos um exemplo de sucesso de parceria na gestão de efeitos de mudanças climáticas a nível mundial”, observou Daniel Chapo.
Estas infraestruturas estão inseridas num pacote mais amplo que prevê a construção de um total de três mil habitações e 23 escolas em Sofala pela Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique, em apoio à reconstrução após a passagem do Idai em 2019, num investimento global que ascende aos 100 milhões de dólares, valores disponibilizados por mais de 10 milhões de voluntários da Tzu Chi espalhados pelo mundo.
Além das escolas, na manhã de hoje, numa cerimónia também dirigida pelo Chefe de Estado moçambicano, a Fundação de Caridade Tzu Chi entregou 840 casas no Centro de Reassentamento de Guara-Guara.
As 840 casas entregues fazem parte de um total de 2.067 habitações que estão a ser erguidas pela Tzu Chi só no Centro de Reassentamento de Guara-Guara, orçadas, no geral, em 33 milhões de dólares.
Neste pacote, até agora, 1.611 casas já foram entregues às comunidades de Sofala, tendo as obras de todos projectos começado em 2021.
À luz do memorando que a Tzu Chi tem com o Governo de Moçambique, o total de três mil habitações, 2.067 das quais localizadas no Centro de Reassentamento de Guara-Guara (Buzi), e as 23 escolas serão entregues até 2026.
As infraestruturas são inauguradas durante a segunda visita a Moçambique da Vice-Presidente da Tzu Chi Global, Pi Yu Lin
A Tzu Chi Moçambique continua a semear amor, compaixão e solidariedade em cada província.
Com cada casa construída, cada criança alimentada e cada família fortalecida, reafirmamos o compromisso de servir com empatia e dignidade.
©2025. Tzu Chi Moçambique.Todos Os Direitos Reservados.