Guara-Guara, 03 de Setembro de 2025 – O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, considerou que as habitações entregues hoje pela Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique em Guara-Guara representam um novo capítulo na vida das populações que foram afectadas pelo ciclone Idai em 2019, enaltecendo os esforços desta organização na “construção do futuro do povo” moçambicano.
“A Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique não esta só a construir casas, está também a construir vidas. Está a construir o futuro de um povo”, disse Daniel Chapo, falando às comunidades, durante a entrega de 840 casas erguidas pela Tzu Chi no Centro de Reassentamento de Guara-Guara, na província de Sofala.
As 840 casas entregues fazem parte de um total de 2.067 habitações que estão a ser erguidas pela Tzu Chi só no Centro de Reassentamento de Guara-Guara, orçadas, no geral, em 33 milhões de dólares.
“São casas desenhadas para aguentar ventos fortes”, frisou o chefe de Estado moçambicano, em alusão a tipologia das infraestruturas, preparadas para ciclones do tipo 4, de ventos de cerca 250 quilómetros por hora.
Para o Presidente moçambicano, o apoio da Tzu Chi às populações é a manifestação de um dos sentimentos mais nobres entre os seres humanos: o amor ao próximo.
“Moçambique precisa do que a Fundação de Caridade Tzu Chi nos está a ensinar: O amor ao próximo. As pessoas que vão beneficiar destas casas não deram nada à fundação. A Fundação de Caridade Tzu Chi está a dar por amor. É o amor que constrói”, declarou o chefe de Estado moçambicano, enaltecendo o apoio dos voluntários da Tzu Chi nos esforços para reconstrução após o ciclone Idai no centro de Moçambique.
As infraestruturas são inauguradas durante a segunda visita a Moçambique da Vice-Presidente da Tzu Chi Global, Pi Yu Lin.
Falando durante o evento, a Vice-Presidente da Tzu Chi Global lembrou que o apoio que a comunidade de Guara-Guara recebe agora é resultado do amor da Mestre Cheng Yen, religiosa budista fundadora desta organização global.
“A mais de 10 mil quilómetros daqui existe uma senhora chamada Mestre Cheng Yen que se preocupa com a população de Guara-Guara. Ela está muito feliz porque hoje as populações têm novas casas”, destacou Pi Yu Lin.
Estas infraestruturas estão inseridas num um pacote mais amplo com um total de três mil habitações e 23 escolas que estão a ser erguidas em Sofala pela Fundação de Caridade Tzu Chi Moçambique em apoio à reconstrução, após a passagem do ciclone Idai em 2019, num investimento global que ascende aos 100 milhões de dólares, valores disponibilizados por mais de 10 milhões de voluntários da Tzu Chi espalhados por 55 países.
Além destas habitações, esta fundação de princípios budistas entregou hoje 10 escolas (no pacote do total das 23 escolas) construídas para apoiar as comunidades afectadas pelo Idai em 2019, num evento também dirigido pelo chefe de Estado moçambicano.
À luz do memorando que a Tzu Chi tem com o Governo de Moçambique, o total de três mil habitações, 2.067 das quais localizadas no centro de Centro de Reassentamento de Guara-Guara (Buzi), e as 23 escolas serão entregues até 2026.
Neste pacote, até agora, 1.611 casas já foram entregues às comunidades de Sofala, tendo as obras de todos projectos começado em 2021.
A Tzu Chi Moçambique continua a semear amor, compaixão e solidariedade em cada província.
Com cada casa construída, cada criança alimentada e cada família fortalecida, reafirmamos o compromisso de servir com empatia e dignidade.
©2025. Tzu Chi Moçambique.Todos Os Direitos Reservados.